TONTONHO

TONTONHO

sexta-feira, 15 de março de 2013

Serra da Meruoca há "1 Mês" sem chuvas


REGIÃO NÃO REGISTRA CHUVAS A POUCO MAIS DE UM MÊS


As cidades de Alcântaras e Meruoca ambas situadas no maciço residual da Serra da Meruoca, região serrana localizada entre o Vale do Acaraú e Vale do Coreaú  não registram precipitações há quase 1 mês.
 As ultimas chuvas registradas pela Fuceme na serra ocorreram a exatamente 22 dias, ou seja em 20 de fevereiro passado.
Sem chuvas os reservatórios que abastecem as cidades apresentam o risco de se esvaziarem por total, uma situação que já preocupa a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH que monitora os açudes da região.
 Em ambas as cidades estimasse que 80% das comunidades estejam sendo abastecidas por caminhões pipa. Em Meruoca por exemplo a água distribuida está sendo capatada pelo caminhão na Cagece de Massapê, já em Alcântaras a Operação Pipa do Estado nem chegou a ser implantada. A situação alarmente do baixo volume hídrico da serra, colocou as duas cidades entre os quatro municípios do Ceará com situação mais crítica conforme levantamento apresentado pela COGERH na ultima segunda feira,11, durante o encontro do Comitê Estadual de Combate a Seca.
 Em todo o mês de Fevereiro de 2013 choveu na região o equivalente a apenas 241,5mm ou seja  116,9mm a menos em comparação com o mesmo periodo de 2012. A problemática da falta d'água atinge localidades que antes dificilmente necessitavam de caminhão pipa em época de seca, como o Sitio Bonfim e Distrito de Ventura em Alcântaras, além disso o tempo quente contribuiu para a rápida mutiplicação de uma praga ( mosca branca) que está devastando pomares de Cajú na cidade, e ameaça a perca total do plantio de milho e feijão feito por muitos agricultores no inicio da estação chuvosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário