TONTONHO

TONTONHO

quinta-feira, 22 de março de 2012

apos morte de brasileiro australia pode suspender uso de arma de eletrochoque

divider image

A polícia do Estado australiano de Nova Gales do Sul pode suspender o uso da arma de eletrochoque taser após a morte do estudante brasileiro Roberto Laudísio Curti, de 21 anos, no último domingo.
Em meio à polêmica instaurada na sociedade australiana e o debate lançado pela imprensa local, o uso do armamento foi colocado em dúvida e um pedido para que a polícia pare de usar o taser deve ser feito por diferentes grupos.
A comissão mista de controle de armas, o Partido Verde de Nova Gales do Sul e representantes dos direito civis devem solicitar a interrupção do uso da arma pelo menos até que as investigações da comissão independente criada pelo governo esclareçam se a morte do brasileiro foi provocada pela arma que provoca paralisia.
De acordo com uma fonte da polícia, a necropsia no corpo do estudante já foi feita e os laudos devem ser divulgados nas próximas horas.
Inquérito
As investigações sobre a morte do brasileiro estão sendo feitas pelo Departamento de Homicídios da polícia local, mas uma comissão independente criada pelo governo australiano para acompanhar o caso também começou a trabalhar nesta quarta-feira.
“A proposta do uso do taser é a proteção da vida num caso de violência iminente, mas ele pode estar sendo usado em situações erradas pelos policiais e isso terá que ser revisto”, disse o porta-voz da comissão, Bruce Barbour.
Segundo ele a polícia está apurando o caso e a comissão acompanhará com muita atenção os desdobramentos do inquérito.
Dúvidas
De acordo com o cônsul do Brasil em Sydney, André Costa, que está acompanhando as investigações e prestando auxílio à família do estudante, a polícia de Sydney ainda está sem respostas para algumas dúvidas que cercam o caso.
Entre elas estão as razões pelas quais as gravações da câmera de segurança da loja de conveniência onde, supostamente, o brasileiro teria furtado um pacote de biscoitos – episódio que deu início à ação policial – ainda não foram divulgadas.
Elas podem comprovar se Laudísio Curti teria realmente sido o responsável pelo furto.
Segundo relatos, a descrição do ladrão não corresponderia à descrição de Roberto.
O suspeito pelo roubo estaria sem camisa. Já Roberto, quando foi cercado pelos policiais, estava usando camisa.
Uma outra dúvida apontada pelo cônsul é sobre a quantidade de disparos feitos pelas armas taser. Segundo testemunhas, o brasileiro sido atingido mais três vezes mesmo após já estar caído no chão e gritando por socorro.
Família
O tio de Roberto, o empresário João Eduardo Laudísio, que chegou a Sydney na noite desta terça-feira, disse não acreditar que o sobrinho tenha entrado na loja para roubar um pacote de biscoitos, já que ele tinha dinheiro suficiente e era um rapaz com uma conduta exemplar.
Segundo os amigos, Beto, como era tratado pela família, era um rapaz alegre e extrovertido que jamais pegaria um pacote de biscoito sem pagar.
O estudante estava na Austrália desde o ano passado para visitar a irmã e o cunhado e fazer um curso de inglês numa escola de Bondi Junction, um bairro no sul da cidade.
Na terça-feira, o governo brasileiro emitiu um comunicado no qual “deplora a notícia da morte de cidadão

audiencias publicas sobre flanelinhas em sobral

divider image

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, na sede do MP, na Vila Soares, 1064, bairro Campo dos Velhos, Sobral, a primeira audiência Pública para discutir a questão dos flanelinhas de nossa cidade. Compareceram a essa audiência, Coronel Gilvandro, Dr. Domingues Pontes,  Secretário da Segurança e Cidadania, Jorge Trindade,Presidente da  Câmara de Sobral, Dr. João Alberto, pelo ministério Público o promotor Dr. Irapuan Dionizio Jr.
Depois  de mais de uma hora  de debate ficou decidido :
I Cadastramento de todos que estão executando o “trabalho” de flanelinhas em Sobral.
II  Uma outra Audiência para analise dos cadastrados (flanelinhas)
III  Identificar, acompanhar e trabalhar na formação cultural e social dos flanelinhas
IV Discutir a questão da contribuição voluntária (A proposta inicial 0,25 centavos para motos,0,50 centavos para carro popular e 1,00 real para carro de luxo).
Com uma observação nem um usuário é obrigado a contribuir com nenhum dinheiro.


Sobral: Menor morre após prática de assalto



Na noite desta quarta feira 21/03/2012, a reportagem policial do SPN acompanhou mais um crime de morte na cidade de Sobral.
O menor de apenas 16 anos, residia na Vila União, foi morto com uma perfuração a faca na região torácica. De acordo com informações da Policia Militar, a vítima tombou sem vida na Rua Osvaldo Rangel no Bairro da Coelce.
De acordo com os primeiros levantamentos da policia militar no local do crime, o indivíduo havia praticado um assalto a mão armada na companhia de um comparsa, cuja identidade desconhecida, ao Frigorifico Boi Bom,localizado na Avenida Feliz Ibiapina ,Coelce  de propriedade do Sr.Junior, que no momento em que os a cusados anunciaram o assalto, reagiu desferindo uma facada na mão de um dos acusados fazendo com que o tambor do revólver caísse no chão e os mesmos trataram de fugir.
O comerciante saiu atrás dos acusados e como eles não conseguiram subir na moto usada no assalto, uma Titan, cor preta, de placa, OCE-9483, que estava estacionada ao lado do comércio.
O dono do frigorífico ainda conseguiu lesionar o segundo assaltante fora do comércio e este, saiu correndo e cerca de 300 metros e não resistiu a lesão e morreu. O assalto aconteceu por volta das 20h.
O dono do comércio após esfaquear o assaltante, fechou o estabelecimento e desapareceu da Cidade. O corpo do assaltante foi levado para o IML após os exames periciais do perito Oliveira, a moto que seria utilizada para a fuga dos meliantes foi apreendida pela polícia, a esposa do comerciante entregou para os policiais militares o tambor do revolver calibre 22 com sete munições intactas.
Segundo o perito Oliveira os bandidos tentaram atirar no comerciante, más a arma bateu o calóte. O caso será apurado através de um inquérito policial pela delegacia regional e o comerciante deve se presentar nos próximos dias e contar sua versão. Os comerciantes do Bairro da Coelce estão apavorados com tantos assaltos praticados naquele bairro e fazem apelo as autoridades policiais.
O dono do comércio até o fechamento dessa reportagem não tinha sido localizado. A reportagem ouviu uma pessoa da família do menor morto, onde revelou que ele não tinha passagem pela polícia e seus pais não sabiam que o dito cujo andava praticando assalto.
Fonte: SPN

RAMOM , TONTONHO, NAJOSELMO, JJ